• Projetos

    Nossos Projetos

  • Dicas CELETRO

    Dicas

  • Quem Somos

    Quem Somos

  • Ação Social

    Ação Social

  • CELETRO

    CELETRO

Quem Somos


Para a Celetro, a energia é o oxigênio para o desenvolvimento e qualidade de vida

 

A Cooperativa de Eletrificação Rural Centro Jacuí - Celetro, de Cachoeira do Sul, comemorou em 2014, no dia 9 de setembro, 45 anos de existência, consolidada como uma das mais pujantes cooperativas do cenário atual. Sua energia beneficia aproximadamente 110 mil habitantes de 27 cidades gaúchas. 

 

No final de 2013, a CELETRO acumulava 131.432 KVA de potência distribuídos em 5.475 transformadores espalhados em sua área de atuação, que totalizavam um aumento de 12,97% em KVA e 4,78% em número de associados nos últimos quatro anos analisados (2010 a 2013). O patrimônio líquido da cooperativa atingiu R$62.074.303,70 no ano que passou.

 

A CELETRO é uma empresa do ramo de infraestrutura e eletrificação fundada em 9 de Setembro de 1969, no Clube Seco, em Restinga Seca, em uma reunião que teve a presença de prefeitos e demais líderes da região. 

 

Nesta reunião de fundação ocorreram as primeiras subscrições de capital e as primeiras quotas da cooperativa, iniciando-se as atividades.

 

Em 1970, o prefeito de Cachoeira do Sul Honorato de Souza Santos teve a iniciativa de trazer a CELETRO para a cidade. Com visão de futuro, ele locou uma sala e trouxe a cooperativa para se instalar em Cachoeira, onde suas atividades realmente começaram.

 

A CELETRO cresceu e formou sua estrutura junto aos demais 26 municípios da região central do estado que fazem parte da sua área de abrangência.

 

Em 1972, a cooperativa adquiriu uma pequena central hidrelétrica (PCH), situada no Rio Soturno, em Nova Palma, que na época energizava a cidade de Dona Francisca. Aos poucos a cooperativa foi criando seu espaço e se tornando líder na região, com o apoio de colaboradores e proprietários que se associando buscavam seu crescimento e desenvolvimento. 

 

A energia elétrica distribuída pela CELETRO avança cada vez mais com a conquista de novos associados em áreas ainda desabastecidas. Atualmente a cooperativa leva energia elétrica principalmente para as zonas rurais de 27 municípios das regiões centro e centro-serra do Rio Grande do Sul. De 1969, ano da fundação até 2014, o seu maior investimento foi em patrimônio para atender cada vez melhor os seus associados.

 

A CELETRO participou do desenvolvimento de cidades como Novo Cabrais, Paraíso do Sul e Cerro Branco, que eram distritos e se emanciparam. A cooperativa cresceu junto com vários municípios que contam com seus serviços e despertou o interesse de novas cidades como Candelária e Rio Pardo, que já manifestaram o interesse em também serem atendidos pela CELETRO. 

 

Um dos principais diferenciais da cooperativa é a agilidade no atendimento, a assistência especializada e a presença para apoio ao associado sempre que necessário. Ao longo de sua existência, a cooperativa estabeleceu uma relação de respeito e credibilidade dentro e fora dos municípios onde atua.


Conselho Fiscal
Fechar Próxima Anterior

Conselho Fiscal

Conselho Diretor
Fechar Próxima Anterior

Conselho Diretor

Gerentes
Fechar Próxima Anterior

Gerentes







COOPERATIVA DE ELETRIFICAÇÃO CENTRO JACUI LTDA.
Rua Júlio de Castilhos, 742 - Centro - Cachoeira do Sul / RS
Telefone (51) 3722.0900
2013 / todos os direitos reservados